10/01/2014

Freud teria muita dificuldade para trabalhar hoje em dia.

E o grande pai da psicanálise dizia: "Os sonhos constituem uma realização (disfarçada) de um desejo reprimido”. 

Como interpretar os sonhos hoje em dia de maneira que eles sejam ainda objeto de trabalho para uma certa terapia, se dormir está cada vez mais difícil para muita gente e sonhar cada vez mais escasso?


Muita gente não consegue um sono perfeito que lhe dê a oportunidade de ter sonhos que constituem alguma "história" para que sejam enfim entendidos ou somente interpretados. Muita gente sequer chega a sonhar. Muita gente tem flashs durante o sono que é interrompido por gritos dos celulares que não desligam, por olhos semicerrados que vasculham mensagens somente por curiosidade. Muita gente não desliga a TV e não consegue distinguir se seu possível sonho se deu através do seu soninho gostoso ou se veio da novela surreal que estava ligada enquanto dormia.Freud ficaria mais louco que seus pacientes ao tentar decifrar tanta maluquice que se passa nas mentes que se dizem sãs hoje em dia.


- Sonhei que estava numa árvore...não, baixando aplicativo...e depois, sonhei que pulava de uma nuvem...não, que tinham notificações vermelhinhas no topo da árvore...e que eu corria nua pela rua e alguém tirava uma foto e me marcava no instagram, Doutor.


- Vixe, minha filha. Vou te encaminhar para um pajé bem lá no meio do Acre onde não pega sinal de telefone, nem de internet pra que você possa passar alguns dias com ele pra você aprender a lidar novamente com a sua vida. Ele apenas vai soprar um pozinho no seu nariz e você será curada enquanto estiver lá. Mas depois...ahhhh e depois...depois eu não sei. Tá muito difícil trabalhar com essa tal psicanálise hoje em dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário